A Doença

A Doença ''Fogo Selvagem'', ou Pênfigo Foliáceo compreende um grupo de dermatoses de etimologia desconhecida. O pênfigo é uma doença bolhosa auto-imune que resulta na perda da integridade das fixações intercelulares normais no interior da epiderme e epitélio da mucosa. A participação de fenômenos auto-imunes está demonstrada pela presença de anticorpos reagentes nos espaços intercelulares da epiderme. As bolhas de diâmetros variáveis, de ocorrência superficial ou profunda e de conteúdo seroso claro, purulento ou sanguinolento, uma vez rompidas, originam erosões superficiais irregulares, leito avermelhado e dolorido, e logo são recobertas por um tipo de pseudomembrana, circundadas por eritema difuso. Existem várias formas de pênfigo: Foliáceo, Seborréico, Vulgar, Vegetante, Paraneoplásico e o desencadeado por drogas.

O pênfigo foliáceo é uma doença que ocorre em todo o mundo, mas tem a curiosa peculiaridade de ocorrer com muito maior frequência na região centro-norte da América do Sul. No Brasil, a doença predomina nos estados do Centro-Oeste, Minas Gerais, oeste de São Paulo, norte do Paraná e Distrito Federal, sendo rara na região nordeste e nos demais estados do sul.

Fontes:

Análise de Perfil de Pacientes com Pênfigo na Cidade de Uberaba Rodolfo P. Timóteo, Maria C. Carvalho, Lidiana S. Marques (O), Alessandra da Cunha (CO), Dernival Bertoncello (CO)

Universidade de Uberaba, Uberaba, MG

 

Web Site: Dermatologia.Netlvagem

Tratamento

 

Dependendo do estágio da doença, o tratamento pode ser feito de forma ambulatorial (o paciente não precisa estar internado), ou internado no hospital em Uberaba.

Geralmente o tratamento é iniciado com o paciente internado no hospital quando a doença está na sua fase mais crítica, e de acordo com a evolução da cura o paciente pode voltar pra casa (quando este tem para onde ir) e continuar com o tratamento de forma ambulatorial. O tratamento é feito com medicamentos à base de permanganato de potássio, cortisona, verniz de caseína, entre outros. Uma dieta específica também é recomendada. Existem profissionais capacitados a prescrever o tratamento mais indicado para cada caso.

O pênfigo tem cura, mas seu tratamento completo é de longo prazo. Pode levar de poucos à vários anos. Durante este periodo o paciente fica bastante vulnerável, inclusive psicologicamente. É necessário muita paciência, dedicação e amor dos familiares e amigos. Amor como o de Dona Aparecida, que a todos os pacientes chamava e tratava como filhos.

CNPJ: 25.440.835/0001-93

Localização

Vila Castro Alves, nº 164

Bairro: Nossa Senhora da Abadia - Uberaba /MG 

CEP 38025-360

(34) 3318-2900 | (34) 99793-2919

Conecte-se

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2020 por agência Morelli Marketing.